12/06/2023

ANÉIS DE PISTÃO

Motor queimando óleo e fumaça saindo pelo escapamento podem ser sinais de defeitos nos anéis do pistão que perderam a sua principal função que é a vedação, fazendo o motor perder compressão e eficiência

A importância do jogo de anéis do pistão vai muito além do que pensamos, a potência do motor e as emissões de gases de escapamento dependem diretamente da atuação e desempenho dos anéis.

 

O jogo de anéis suporta inúmeros esforços, pressões e temperaturas, seu trajeto do “PMI” ao “PMS” (ponto morto inferior ao ponto morto superior) e vice-versa é realizado em ritmo acelerado. Uma peça com toda essa responsabilidade exige em sua construção um detalhamento muito bem elaborado, basicamente os anéis têm as seguintes funções:

• Controlar o fluxo de óleo nas paredes do cilindro, sem deixar o lubrificante subir para a câmara de combustão;

• Assegurar a compressão na câmara de combustão retendo os gases para que não cheguem ao cárter;

• Dissipar (conduzir) parte do calor do pistão para o cilindro, assim o sistema de arrefecimento do motor alcança melhor controle da temperatura interna do motor.

É bom lembrar que o resultado do trabalho dos anéis também está relacionado à condição de outros itens que atuam em conjunto, ex.: cilindro, pistão e lubrificante, mas se um desses elementos falhar surgirão efeitos indesejáveis e consequentemente ocorrerá a queima de óleo do motor e também uma queda na pressão da compressão do cilindro.

Características dos anéis

No jogo de anéis cada item possui um desenho definido para um ou mais objetivos, diferentes materiais, tecnologias de construção e tratamento superficial para suportarem todo esforço exigido pelo trabalho que realizam. Talvez esta seja uma das justificativas do preço do kit dessas peças ser alto.

Cada anel deve ser montado na canaleta correspondente

1. Anel de compressão

2. Anel raspador (compressão)

3. Par de anéis de óleo e mola (espaçador).

 

1. Anel de compressão:

Requisito básico é assegurar a compressão na câmara de combustão, possui perfil especial para garantir o máximo contato com o cilindro e ter melhor vedação.

É confeccionado de material que proporciona resistência ao desgaste e à temperatura, o anel está montado na canaleta da região mais quente do pistão, o componente recebe as pressões da compressão e também da combustão junto com a temperatura excessiva.

2. Anel raspador (compressão):

Popularmente é conhecido como anel raspador, visto que no movimento de descida do pistão o anel remove parte do óleo das paredes do cilindro, este anel também atua no controle da compressão junto com o primeiro anel.

O ângulo na borda de contato permite ao anel espalhar o óleo no movimento de subida e remover o excesso de lubrificante no percurso de descida do pistão.

3. Anéis de óleo:

O conjunto de anéis e mola de expansão tem a finalidade de remover o lubrificante do cilindro no movimento de descida do pistão, os anéis fazem a raspagem, a mola assegura a pressão dos anéis contra o cilindro, o óleo removido pelos anéis percorre dois caminhos até chegar ao cárter: os canais internos e também as laterais da saia do pistão.

Defeitos no anel de pressão (mola) podem ser causas da queima de óleo no motor, vejamos:

• Falhas de montagem

• Perda de pressão

• Mola quebrada