25/05/2023

Filtros de ar

Também chamado de “elemento do filtro de ar”, impede que sujeiras externas  sejam aspiradas para dentro do motor. Assim, ele mantém a eficiência e a vida útil do veículo. veja sua utilidade, como fazer a manutenção, cuidados e problemas mais comuns.

O filtro de ar, além da parte do elemento, é composto por caixa e mangueiras, todos operam em conjunto. Eles impedem a entrada de fungos, poeira e outras partículas no sistema de combustão. Caso o elemento do filtro de ar falhe, essas impurezas diminuem a eficiência e até a vida útil do veículo. Ao chegar no motor, elas entram em contato com o óleo lubrificante, e logo se espalha por todas as partes lubrificadas. 

A filtragem significa a retenção de partículas num fluido gasoso ou líquido. Assim que o ar, no caso dos veículos, passa pelo filtro, os maiores fragmentos ficam na superfície do elemento filtrante. O material do elemento do filtro de ar é poroso e permeável, o que propicia a retenção das impurezas, também, na parte interna.  Se não prestada as devidas atenções com a manutenção do filtro, a acumulação de poeira acarreta na diminuição no fluxo de ar e até o entupimento total do sistema. 

Manutenção do elemento do filtro de ar

Um dos sinais para trocar o elemento do filtro de ar é observar a cor da fumaça que sai do escapamento. Se ela estiver escura, significa que o motor está em contato com um número considerável de impurezas 

Caso perceba que o veículo perdeu potência nos últimos tempos, também pode ser sinal da perda na capacidade filtrante. Se há falta de ar ou a qualidade do mesmo é ruim, o desempenho do veículo também o será.  

Ao trocar o elemento filtrante, é importante também efetuar a limpeza do restante do sistema de ar (caixa, dutos, etc...) 

TIPOS DE FILTRO 

Há diferentes tipos de filtros de ar no mercado, os mais comuns são os filtros de papel. Geralmente estes filtros são os que saem das concessionárias nos veículos. Sua troca tem um custo baixo, porém, apesar de este tipo de filtro fazer o que se propõe, não é o mais eficiente. Os filtros de papel oleado funcionam da mesma forma que os OEM. Eles apresentam uma filtragem melhor, mas restringem um pouco mais a entrada de ar. Os filtros de papel oleado são menos comuns, mas ainda usados em alguns veículos. Um outro exemplo é o filtro de gaze/algodão, que é um filtro de substituição. Este filtro é amplamente utilizado por prometer melhora de desempenho através da diminuição da restrição de ar. Por último e igualmente importante, devemos mencionar o filtro de espuma, que desempenha sua função de forma extremamente eficiente, mas tem pouca aceitação no mercado por ser mais caro.